Mensagens Subliminares em Obras de Arte

Leonardo Da Vinci

Na famosa “La Gioconda”, mais conhecida como MONA LISA, os mistérios vão muito além do tradicional sorrisinho emblemático. 


Existe a teoria de que Da Vinci permeou suas obras com uma série de códigos secretos, onde inclusive, já descobriram até mesmo números, iniciais e símbolos, representados avulsamente nelas, inclusive na MONA LISA.


O quadro já foi constantemente associado à imagem do próprio Leonardo, em sua versão feminina:



A Última Ceia, elaborada entre 1494 e 1498, na igreja Santa Maria delle Grazie, retratou a última ceia de Jesus com os seus 12 apóstolos.

No ano de 2007, o italiano Giovanni Maria Pala elaborou um levantamento que constatou a existência de uma partitura musical presente na obra, o que é bastante palpável, visto que uma das maiores paixões de Da Vinci era a música.


A observação realizada identificou que Da Vinci, possivelmente, desenhou uma pauta musical de cinco linhas inclusive, onde os  pedaços de pão na mesa e nas mãos dos apóstolos formaram as notas musicais.

Os Embaixadores de Hans Holbein, o Jovem, contém uma referência à mortalidade difícil de encontrar:



Michelangelo

A Criação de Adão:

No teto da Capela Sistina, uma das obras de arte mais populares da história da humanidade, é também uma das que possuem mais representações ocultas e interpretações lúdicas em torno de seu contexto. 


Uma das mais difundidas é que a figura que é atribuída a Deus na pintura, tenha anatomicamente falando, características praticamente idênticas à do cérebro humano e sua gama de associações.


O Profeta Zacarias:


Também na Capela Sistina, eis que temos mais uma representação mítica.  O célebre pintor, tinha uma relação muito ruim com o Papa Julia II, e o representou na figura do profeta Zacarias. Notem as feições dos anjos que estão em sua retaguarda, na posição de suas mãos, o tom no olhar de ira e zombaria: